Doença metabólica que acomete os animais ruminantes, caracterizada pela distensão do rúmen e retículo em consequência da incapacidade de expulsão de gases gerados por meio de mecanismo fisiológicos normais, o que ocasiona a dificuldade respiratória e circulatória podendo levar à morte por asfixia. O animal retém gases durante a fermentação ruminal e isso está diretamente associada à afecção.
O tipanismo pode ser caracterizado em primário, aumento na tensão superficial ou viscosidade do liquido no rúmene secundário decorrente da dificuldade no processo de eructação. O diagnóstico da doença se baseia no quadro clínico apresentado por cada animal juntamente com a observação da dieta alimentar do mesmo. Após o diagnóstico o tratamento vai variar de acordo com a etimologia e a gravidade do caso.
Para evitar o desenvolvimento da doença é bom evitar a dieta rica em grãos e pobre em fibras e o uso de óleos pode apresentar efeito profilático com desvantagens observadas, como dificuldade de administração e curto período de proteção.
Fonte: Info Escola
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Bovinos