Para evitar a proliferação do parasita tão indesejado, mantenha o ambiente sempre limpo e arejado, os produtos utilizados na prevenção, devem ser recomendados por veterinários.
As pulgas não dependem diretamente dos animais para sobreviverem mas, utiliza o sangue como alimento. Causam muita coceira, incomodando muito o animal. E também causa através do verme chamado Dipilidium, transmitido pelas pulgas, diarreia, diminuição de peso e vômitos, deixando o animal vulnerável a outras doenças. O verme se apresenta geralmente em forma de grãos de arroz nas fezes. Outra doença ocorrente pela picada das pulgas é a dermatite alérgica (DAPP), caracterizada pela vermelhidão na pele, queda de pelos e ferimentos.
O combate das pulgas é feito com a limpeza do local, garantindo a circulação de ar e luz solar. Quando o caso de infestação é grande, deve-se recorrer àdedetização.
Porém, o mais recomendável é, assim que os animais apresentarem alterações físicas e comportamentais, o dono procure orientação de um veterinário.
Fonte: Pernambuco
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais