Ultrassonografia na medicina veterinária

ultrassom ou ecógrafo é um aparelho eletrônico que envia ondas de alta freqüência e de baixa intensidade (ondas ultra-sônicas) por meio de um dispositivo acoplado denominado "probe" ou sonda. Estas ondas são emitidas através de cristais piezoelétricos situados na própria sonda.

Para a visualizar o útero, o transdutor é posicionado na parede ventro-lateral abdominal (transabdominal) ou no reto (transretal) do animal analisado. O contato do transdutor com a pele ou a parede retal é feito com gelou óleo-vegetal.

As ondas do aparelho de Ultrassom penetram nos tecidos sendo devolvidas como ecos, os quais são captados pelo mesmo cristal e transformados no aparelho em pontos brilhosos que aparecem no monitor. Quanto maior a reflexão por parte do tecido, mais brilhantes são os pontos formados. Cada tecido tem diferentes graus de ecogenicidade (geração de eco) e, segundo a quantidade de ecos que refletem dependendo da impedância do tecido, podem ser denominados de hiper ou hipoecogênicos ou ainda, anecogênicos (sem ecogenicidade).

A imagem anecóica formada apresenta uma escala de coloração que varia do cinza ao preto, esta última característica dos líquidos límpidos. A imagem hiperecóica apresenta um branco intenso como no caso dos ossos compactos, os quais refletem todos os ecos e podem também dar imagem espelhada e artefatos (imagens não reais).

Fonte: Shop Veterinário

Adaptação: Revista Veterinária

 

 

Conheça o Curso de Palpação Retal em Bovinos

   



Atualizado em: 23 de abril de 2013