Os gatos emitem um som estranho, o ronronar, o processo é normal nos felinos e ele é usado na expressão dos sentimentos assim, como o miado. O som está diretamente ligado ao osso que os felinos têm na garganta, conhecido como hióide, semelhante ao existente na parte anterior do pescoço humano.
Animais maiores como leões e tigres conseguem rugir em vez de ronronar ou miar, como fazem as espécies menores. O ronronar ocorre quando o animal puxa o ar para dentro, diferente do rugido, que é o momento em que o ar é expulso do corpo com bastante força.
Os sentimentos expressos pelo gato ao ronronar geralmente são de tranquilidade, prazer e satisfação. Também pode emitir o som, pela vibração das cordas vocais, quando está com raiva, dor ou fome.
O miado também é uma forma de indicar sofrimento, fome ou saudação pelo animal. Geralmente os gatos domésticos miam mais do que os selvagens, já que é a principal forma de chamar a atenção dos donos. O miado dos machos é mais forte e grave do que o das fêmeas.
Fonte: Notícias Terra
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Medicina Felina