A doença Haemobartonela felis é causada pela bactéria ricketsia carregado como parasitas por carrapatos, pulgas e piolhos. O parasita é microscópico e invade as células vermelhas do sangue, causando a destruição das mesmas. A doença nem sempre é visível, os gatos podem adoecer sem apresentar sintomas, dá-se o nome de portador assintomático.
Os sintomas da doença podem ser caracterizados pela quietude e falta de apetite do felino. A haemobartonela causa a anemia regenerativa, ou seja, a destruição das hemácias por parasitas ou hemorragias. Na pior fase da doença o animal apresenta a Esplenomegalia (aumento do baço), febre, sangue na urina, mucosas descoradas pela anemia profunda, epistaxe (perda de sangue pelo nariz), perda de peso e redução do apetite. O tratamento da haemobartonela é feito através do uso oral de antibióticos.
A doença esta relacionada aos gatos portadores de leucemia infecciosa. Assim, é necessário após o tratamento repetir os exames, se não cessar a anemia é indicado fazer o teste de leucemia.
Através do hemograma é possível visualizar melhor alguns indicativos da doença: a trombocitopenia, queda do número de plaquetas que acarreta hemorragias; lterações leucocitárias: leucopenia (queda de leucócitos), neutropenia (queda de neutrofilos), linfocitose (aumento de linfocito), monocitose(aumento de monocitos); ocorrência de leucocitose (aumento de leucócitos), menos frequente.
A doença é transmitida de um animal para o outro, através da picada dos bichos (pulga, carrapato e piolho então é necessário o controle rigoroso desses parasitas.
Fonte: Cães e Gatos
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Medicina Felina