A utilização de metodologias corretas no Exame Clínico em Bovinos possibilita uma menor proporção de erros ao se tentar diagnosticar determinadas doenças que podem ocorrer em rebanhos bovinos.
No caso de lesões no sistema nervoso (SN) o exame clínico correto é de fundamental importância para se detectar e localizar com precisão as lesões no sistema nervoso. A especialização do médico veterinário, nessa área deve ganhar especial atenção, por se tratar de um assunto de grande relevância e complexidade.
Todos os sinais clínicos, em animais de grande porte, são de importância fundamental e merecem especial atenção do veterinário especialista, para um acompanhamento adequado e tratamento eficaz, nas enfermidades que afetam o Sistema Nervoso desses animais.
Saber realizar a correta contenção de bovinos para a realização de exames, as regras básicas da técnica de auscultação, palpação, inspeção, percussão e olfato; como avaliar a postura, comportamento, estado nutricional, condição física e higiênica, os parâmetros vitais nos bovinos (frequência respiratória, pulsação e temperatura corporal); e a abordagem dos exames clínicos especiais como, exames dos pelos, pele, tecido subcutâneo, dos linfonodos, do sistema circulatório, digestivo, urinário, respiratório, exame dos sistemas genital do macho e da fêmea e úbere, do sistema locomotor, órgãos de sentidos e do sistema nervoso central e dominar as principais técnicas para a realização do exame clínico além dos exames laboratoriais possíveis de se realizar a campo é imprescindível para o profissional que atua na área.
Fonte: CPT Cursos Presneciais
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Exame Clínico Avançado em Bovinos