Na cidade de Porto Alegre os donos de animais de estimação já podem contar com um novo serviço voltado para atender seus animais de estimação que é o serviço das pet-sittters, expressão que pode ser traduzida como babás de mascotes. Apesar de ainda não ser muito conhecido o serviço das pet-sittters na capital gaúcha tem adquirido cada vez mais adeptos, principalmente nessa época do ano, quando muitas pessoas viajam de férias e não têm como levar os animais de estimação. Quem já enfrentou esse problema, agora tem uma nova alternativa.
Uma das pet-sittters, Cristiane Argimon é apaixonada por animais, ela conta que pensou em abrir um pet shop, mas que decidiu virar babá de mascotes para ficar mais próximo dos bichinhos. Ela explica que: “A parte administrativa e outras coisas me tirariam esse contato com os animais, que é o que eu mais gosto”.
Cristiane diariamente visita à casa de seus clientes, onde limpa a sujeira, dá comida, água e muito carinho aos cachorros e gatos. De acordo com ela uma das maiores dificuldades no trabalho é o receio dos clientes em abrir a casa enquanto estão ausentes.
Uma das pessoas que utilizam o serviço pet-sittters de Cristiane é o administrador Alexandre Augusto Pereira, que quando viaja deixa os três cachorros da família com a babá. Ele afirma “aquela pequena intranquilidade que nós tínhamos antes de conhecer o serviço da Cristiane, não tem mais. Hoje a gente vai com toda tranquilidade, para as viagens, porque a gente sabe que quando voltar vai estar tudo dentro dos conformes”.
Rosiani Müller também trabalha como pet-sitter, há dois anos em Porto Alegre. Ela é formada em fisioterapia, a paixão pelos animais falou mais alto. A rotina de cuidados é a mesma, mas ela resolveu fazer algo diferente: documentar e registrar todos os dias de trabalho com os animais. As imagens vão para a internet e os donos podem acompanhar a vida dos seus bichinhos mesmo à distância.
“É o que eu gostaria de ter se eu fosse viajar e deixasse meus bichinhos com alguém. Eu gostaria muito de poder ver como eles estão. É uma tranquilidade muito grande saber que o bichinho está ali, está saudável, se alimentando e vai estar te esperando quando voltar pra casa”, conta.
Iágoda Melissa encontrou Rosiani por um site de buscas. E desde então, nunca mais deixou os dois gatos em hotel. “Quando ele voltava do hotel, voltava muito chateado, voltava birrento, bravo. Agora, ele fica mais tranquilo, porque ele está no espaço dele, não é uma coisa que ele estranhe”.
Segundo Cristiane é preciso ter certo cuidado antes de contratar um profissional. O ideal é tentar conferir o histórico de atendimento dele para não ter problemas e surpresas desagradáveis. “O cliente tem que procurar se informar com outros clientes se a pessoa é realmente de confiança, tentar ver alguém que já contratou o serviço”.
Fonte: G1
Adaptação: Revista Vetereinária