Para prevenção e tratamento de doenças do aparelho reprodutor feminino, é muito importante o exame ginecológico em cadelas. Muito importante também no diagnóstico de problemas ou patologias que podem influenciar na prenhês. Este exame, para melhor praticidade e sucesso foi divido em três fases: anamnese, exame clínico e exames complementares.
Na anamnese são coletados dados do histórico do animal, como idade, patologias já apresentadas, descrição de comportamento em cios e histórico de gestações anteriores.
Exame clínico é compreendido da avaliação total do animal. É necessário que o médico veterinário faça um exame completo, pois há algumas doenças que podem atingir indiretamente o sistema reprodutor. Para o exame direto do trato reprodutivo é feita uma avaliação externa da vulva, seguida da avaliação interna da vagina que pode ser realizada através da palpação, na expectativa de detectar massas ou textura diferente da normal, e para maior praticidade e uma visualização mais profunda e clara da vagina, é utilizado um aparelho denominado espéculo vaginal.
O espéculo vaginal é um instrumento, podendo ser de plástico descartável ou aço inoxidável, com um formato de “bico de papagaio” que é introduzido fechado na vagina e, ao posicionado, aberto para melhor visualização do interior do órgão. Ele dá acesso até a cérvix do animal, facilitando a detecção de doenças como neoplasias, lesões na mucosa, infecções uterinas e DSTs. Além da visualização, forma um canal por onde é introduzido o swab para coleta de material e secreção para exames específicos de citologia vaginal e introdução do aparelho utilizado na vaginoscopia.
Fonte: Shop Veterinário
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Cadelas