A ocorrência de atividades ilegais em uma feira de produtos animais na Avenida Heitor Beltrão, na Tijuca, vem sendo denunciada à prefeitura do Rio, pela veterinária Andrea Lambert, há pelo menos três anos.
No ultimo domingo a veterinária foi parar na 19ª DP (Tijuca) como testemunha de crimes como tráfico de animais silvestres e a venda ilegal de cães e gatos em logradouro público. De acordo com informações os policiais do 6º BPM (Tijuca) e fiscais da prefeitura observavam o movimento na feira sem tomar qualquer providência até que Andrea, que também é presidente da ONG Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais, reclamou que estava sendo praticados crimes nas barbas das autoridades, acabando com a festa dos criminosos e os policiais resolveram agir.
Foram apreendidos pelos policiais, menores de idade que vendiam aves silvestres (os traficantes de animais usam o mesmo recurso dos traficantes de drogas, que é colocar os adolescentes na frente do negócio ilegal). Os pássaros també
m foram levados para a delegacia da Tijuca, que foram depois entregues a Andrea, para ser fiel depositária das aves.
Andrea lamenta que nem os policiais e nem os fiscais da prefeitura fizeram qualquer coisa para deter os vendedores de filhotes de cães e gatos. O crime é previsto na lei 4808/06, que proíbe a venda de cães e gatos nas ruas.
Fonte: Anda
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Animais Silvestres e Não-Convencionais na Clínica de Pequenos Animais