Senadores do Canadá aprovaram o massacre de mais de 70 mil focas

A agência de notícias France Presse informou que, como medida para preservação da pesca local de bacalhau e outros peixes de profundidade, Senadores do Canadá aprovaram na última quinta-feira, 25 de outubro, o massacre de mais de 70 mil focas que vivem no Golfo de Saint Lawrence (Costa leste do país). A medida foi tomada pelos parlamentares devido ao grande apetite das focas por este tipo de peixe.

Os dados do governo apontam que a população total de focas no leste do Canadá aumentou de 13 mil animais em 1960 para algo entre 330 mil e 410 mil em 2010. Somente no sul do Golfo de Saint Lawrance, a população de focas atingiu a marca de 104 mil animais no mesmo período.

O senador Fabian Manning, presidente do comitê responsável por discutir o assunto no Senado, afirmou “depois de ouvir mais de 40 testemunhas que representavam diversos pontos de vista sobre o tema, o comitê do Senado foi convencido de que a ação das focas está impedindo a recuperação da atividade“.  Manning acrescentou ainda “Esta é a melhor ação com as circunstâncias que temos para permitir uma pesca saudável de bacalhau e a continuação das comunidades costeiras de Quebec”.

Grupos em defesa dos direitos animais afirmam que a medida não ajudará a recuperar a população de bacalhau.  Sheryl Fink, representante do Fundo Internacional pelo Bem-estar Animal, disse à rede CTV News, que o motivo do estado grave destes animais é consequência da pesca e da má administração, e matar as focas não é a solução.

Os críticos contrários à proposta dos senadores dizem que em um ecossistema com múltiplas espécies não é possível afirmar que a redução de focas trará um impacto positivo sobre a população de bacalhau.

A própria comissão reconhece que seriam necessários mais estudos para determinar a porcentagem ocupada pelo bacalhau na dieta de uma foca e quanto elas nadariam para conseguir o alimento.

Fonte: Anda

Adaptação: Revista Agropecuária

Conheça o Curso de Interpretação Ultrassonográfica em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 31 de outubro de 2012