O site do diário britânico “Daily Mail”, relatou na segunda-feira (22), a história de um garoto de 7 anos que venceu o medo de sair de casa depois que ganhou como amigo o cão Haatchi.
Haatchi perdeu uma perna e parte do rabo após ter sido abandonado amarrado a um trilho de trem e atropelado. Ele foi encontrado com essas partes do corpo machucadas e os veterinários não teve alternativa a não ser de amputá-los. Ele foi operado, recuperado e encaminhado a um centro de adoção no Reino Unido.
Adotado pela família do garoto Owen Howkins, de sete anos, em Basingstoke, Hampshire, também no Reino Unido, hoje, o bicho é o responsável pela alegria do garoto.
De acordo com o jornal britânico o garoto deixou de participar de atividades sociais, e até de ir para a escola, porque é portador da síndrome de Schwartz-Jampel, uma rara doença que deixa seus músculos sempre tensos. O menino já era introvertido por causa da doença, mas quando começou a ir para a escola a diferença entre ele e as outras crianças ficaram mais visíveis. O garoto passou a não querer sair, nem se relacionar com outras pessoas. Mas o cão o ajudou a superar a ansiedade, as dificuldades e a encarar os estudos. Owen também precisa de tratamento hospitalar regular, e agora a alegria de ter Haatchi em sua volta faz com que o tratamento fique mais fácil.
Colleen Drummond, noiva do pai de Owen, conta que depois que ganhou o cachorro ele passou a frequentar shows de animais com o companheiro, e quer falar a todos sobre o cão. “A diferença que vemos nele não pode ser explicada em palavras”.
O cão, com 1 ano e meio, formou-se como um 'cão de terapia'. Em breve, ele vai visitar soldados amputados, além de crianças doentes e terminais.
Haatch será apresentado em evento para a Câmara dos Lordes na próxima semana para receber um prêmio do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, devido a força para sobreviver e o impacto positivo que ele teve na vida de Owen.
Fonte: G1
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cardiologia em Pequenos Animais