O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou os dados sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. De acordo com o ministério a campanha imunizou 165.300.924 bovinos e bubalinos no país, uma cobertura de 97,85% nas etapas do primeiro semestre deste ano.
Santa Catarina não participou da campanha, pois desde maio 2007, o estado é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O Amapá também não vacinou nesse primeiro semestre, pois a vacinação passou ser anual, no mês de novembro, devido às condições ambientais desfavoráveis para realizá-la em outros períodos.
Atualmente, a zona livre da febre aftosa com vacinação é composta por 16 estados e o Distrito Federal. A campanha de vacinação e todo trabalho realizado pelo governo são fundamentais para garantir as zonas livres e impedir a reintrodução da doença no território.
Os resultados da campanha foram positivos. Segundo o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, o índice registrado foi superior ao índice registrado no mesmo período de 2011, que foi de 97,7%. A primeira etapa da campanha teve início no mês de março, na calha do Rio Amazonas, prosseguindo nos meses de abril a junho, sendo que a maior parte dos estados vacinou no mês de maio. A segunda etapa da campanha teve início em julho, no Amazonas e no Pará. Os estados de Roraima e Rondônia serão os próximos a vacinarem em outubro, enquanto os demais estados vacinarão em novembro.
Fonte: Agrolink
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte