Cães e gatos potenciais transmissores da raiva

O Hospital Veterinário da Uema, em São Luís, juntamente com a AMADA (Associação Maranhense em Defesa dos Animais), realizou no último domingo (9) uma ação social com vacinação, castração e palestras educativas em São Luís, com o objetivo de ressaltar a importância do trabalho do profissional médico veterinário para a sociedade, tendo como foco principal o bem-estar animal.

A cidade de São Luís (Maranhão) possui uma superpopulação de cães e gatos soltos nas ruas. Esses animais são potenciais transmissores da raiva, uma doença mortal para seres humanos. A raiva é uma doença que atinge o sistema nervoso central e de acordo com especialistas mata em poucos dias.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no ano passado, foram registrados 52 casos de raiva e duas mortes pela doença, neste ano, já foram registrados 17 casos de raiva canina.

De acordo com o secretário-adjunto de saúde do Estado, devido ao alerta de que a cidade poderia ter problemas com a raiva, a vacinação dos animais será realizada com urgência nos locais onde foram registradas as mortes.

A imunização contra raiva é um programa do Ministério da Saúde, mas é executado pelos municípios.

Fonte: G1

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Cirurgias Ortopédicas em Pequenos Animais

 



Atualizado em: 11 de setembro de 2012