Segundo norma do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, a presença do médico veterinário em laboratórios que realizarem experimentos com animais torna-se obrigatório.
Esta exigência foi determinada pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Os biotérios, como são conhecidos os laboratórios que utilizam animais para experimentação científica e ensino, já possuem em grande maioria equipes de veterinários, informação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Alberto Costa, pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco e presidente da Comissão de Ética, Bioética e Bem-Estar Animal do CFMV, destacou que pretende-se que “a prerrogativa seja levada à sociedade em geral, para que o número cada vez maior de universidades que têm biotérios também cumpra essa norma”.
Assim, procedimentos como eutanásia, administração de anestesias e medicamentos, boas condições do ar e de alimentação destinados aos animais, serão de responsabilidade dos veterinários e os estudos por conta dos pesquisadores.
“Quem pode avaliar se animal está sendo submetido a sofrimento ou dor, durante um procedimento, em aula prática ou pesquisa, é o medico veterinário”, explicou Alberto Costa.
Fonte: IG
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Anestesia em Equinos a Campo