No primeiro final de semana de maio, morreu Meow, que chegou a pesar 18 Kg, um gato com obesidade mórbida que vinha sendo tratado por um abrigo de animais em Santa Fé, no estado americado do Novo México.
Meow tinha entre 2 e 5 anos de idade, e foi acolhido pelo abrigo devido à sua deficiência no peso, pois seu antigo dono, um senhor de 87 anos alegava não ter condições para cuidar do animal, principalmente em tal situação. O animal recebia cuidados especiais no abrigo e passava por uma dieta também especial, com o objetivo de recuperar seu peso ideal, que era de 4,5 kg, de acordo com sua raça e idade. Segundo a Diretora Mary Martin, do abrigo, o felino chegou a conseguir perder um quilo devido ao tratamento que ele estava sendo submetido, mas na quarta-feira, dia dois de maio, começou a apresentar dificuldades respiratórias e não resistiu.
“Foi um choque e um horror para todos”, disse Mary, “Todos nos apaixonamos por ele!”, e os Médicos Veterinários responsáveis por seu caso tinham a esperança de conseguir atingir seus objetivos, que eram de ajudar Meow a perder três quartos do seu peso anterior, mas ele acabou não resistindo a problemas de saúde provocados por sua obesidade mórbida.
Os maiores adoradores de gatos costumam dizer que quanto mais gordinho, mais fofo é o animal, mas diante de uma realidade como esta basta a nós julgarmos o quanto compensa ter um animal de estimação tão fofinho assim.
Fonte: Globo.com
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Emergência e Pronto Atendimento em Pequenos Animais