Exames realizados nos pets já se comparam aos feitos em humanos. Novas tecnologias são apresentadas aos veterinários, o que permite maior precisão em diagnósticos de doenças. Em contrapartida, os donos de animais de estimação se mostram cada vez mais dispostos a pagar por exames específicos aos seus companheiros.
Segmento ainda pouco explorado, no Brasil, mas de grandes oportunidades, os exames laboratoriais realizados em animais já oferecem os mesmos recursos existentes na Medicina Humana, afirmação do patologista Felipe Augusto Ruiz Sueiro, doutor em ciências médicas, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), sócio-proprietário e responsável técnico do laboratório VetPat – Patologia e Biologia Molecular Veterinária, no mercado desse 2003.
Segundo Felipe, existe grande demanda para os exames laboratoriais veterinários, porém, poucos laboratórios disponíveis. Sendo assim, a concorrência não é, ainda, representativa nesse nicho. Apesar de a maioria dos laboratórios se concentrar nas capitais São Paulo e Porto Alegre, são insuficientes para atender à demanda. Pela falta de mão de obra especializada, nas regiões Norte e Nordeste esse serviço é inexistente.
Ainda há espaço para quem deseja se especializar nessa área, com grandes possibilidades de sucesso, afirmam especialistas que atuam no VetPat.
Por: Samia Malas
Fonte: Revista Petcenter
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Interpretação Radiográfica em Pequenos Animais