Fique ligado às perspectivas para o segmento de Pet Shops no Brasil

O mercado brasileiro de pets movimentou R$ 11 bilhões em 2010. Deste total, 66% correspondem à venda de comida para animais de estimação e 20% a serviços do setor. Este mercado realmente é promissor. Mundialmente, o setor faturou US$ 76 bilhões em 2010. Os dados são da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet).

Em artigo, Marcos Gouvêa de Souza, diretor geral da GS&MD – Gouvêa de Souza, avalia as boas perspectiva para o segmentode pet shops no Brasil. O segmento teve um faturamento aproximado, na ponta do varejo, superior a R$ 11,3 bilhões, com um crescimento real de 4,5% em 2011. Em 2010 esse mercado cresceu 8,5% em relação ao ano anterior de 2009 e tudo indica que deverá continuar a se expandir em percentual superior ao crescimento do PIB nos próximos anos. Estima-se em 25 mil o número de pet shops no país.

Hoje a tendência do mercado de Pet shops inova com produtos diferenciados, como esmaltes e refrigerantes, salões de beleza para animais, novos tipos de banhos, tosas e secagem de pêlos, com produtos importados de alto nível e serviços de entrega. No quesito luxo, o mercado pet do Brasil também tem muito a crescer. Uma pesquisa realizada pelo portal WebLuxo revela que apenas 5,5% do mercado brasileiro é composto por produtos mais caros. Os mais vendidos são coleiras, roupas, bebedouros e casinhas.

 Os estabelecimentos faturam até R$ 200 mil por mês. O Brasil tem hoje o segundo maior mercado pet do mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos. Segundo dados da (Anfalpet), o Brasil tem estrutura e capacidade de produção para ser também o segundo maior exportador de artigos do segmento, com US$ 4 bilhões ao ano.

O Brasil tem 98 milhões de animais de estimação. Segundo Antonio Braz, analista do IBGE o peso dos gastos com animais de estimação representa percentual de 0,7% no orçamento. Por isso, é bom ficar ligado nas tendências de produtos e serviços e nas regras básicas de manutenção de uma loja pet shop ou uma clínica veterinária.

Tendências de serviços

Selecionamos alguns serviços que hoje fazem sucesso entre os donos de animais de estimação e podem ajudar o seu negócio faturar mais:

– Happy Day: o dono deixa seu cão por um dia inteiro para que ele possa brincar com outros cachorros. O cachorro tem dez horas de diversão (das 8h às 18h).

– Creche ou academia para cachorro: a creche realiza com os animais atividades para melhorar o comportamento dos cães, ou seja, fazer com gastem energia, garantindo o equilíbrio do animal e reduzindo problemas de hiperatividade, agressividade e ansiedade. A creche pode funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e ainda oferecer três refeições diárias, brincadeiras coletivas, caminhadas, relaxamento, banho à seco e aulas de bons modos, que envolvem adestramento básico.

– Tratamento terapêutico: oferecer massagens terapêuticas para os animais ajuda a deixar o animal mais tranqüilo, auxilia no tratamento de coluna, fortalece a musculatura e equilibra o sistema imunológico. Diversas técnicas de massagem podem ser utilizadas: shiatsu, yoga e até drenagem linfática. Meia hora de massagem custa por volta de R$ 45. O mais importante é que o custo para a oferta deste serviço pode ser zero, se o empreendedor fizer parcerias ou utilizar o espaço do próprio consultório do veterinário.

– Atendimento em domicílio: Serviços como banho e tosa podem ser feitos na casa do cliente, além disso, pode-se levar acessórios e brinquedos e alimentos para vender.

– Tratamentos de saúde modernos: A medicina veterinária está cada vez mais próxima da humana, então, existe uma variedade de equipamentos, medicamentos e tratamentos modernos para cuidar da saúde do animar de estimação. Entre os equipamentos, há um que mapeia a circulação sanguínea do animal e outro que avalia lesões na coluna e no cérebro e pode detectar tumores.

  Fonte: Sebrae Adaptação:  Revista Veterinária 

  

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