A ovário – histerectomia ou castração como é chamada popularmente é a retirada do útero, ovários e tubas uterinas das cadelas e gatas por meio de cirurgia com o animal sob anestesia geral. Já nos machos , a cirurgia é chamada de orquiectomia, são retirados os testiculos preservando a bolsa escrotal e o animal também tem que estar sob anestesia geral .
No pré operatório, é importante fazer um jejum de 12 horas no animal antes da cirurgia e certificar – se que o animal não está prenhe.
O pós operatório tanto de fêmeas quanto em machos dura em média 10 dias (técnica convencional) é importante fazer a limpeza do local da ferida diariamente, analgésicos e antibióticos são administrados até a retirada dos pontos, pode -se usar uma roupa cirúrgica ou colar elizabetano durante o pós operatório para evitar que o animal tire os pontos com a lambedura ou no ato de coçar o local com as patas, manter o animal aquecido, protegido do frio vento e chuva e alimentar o animal somente 4 horas depois da cirurgia.
A castração em machos e fêmeas traz algumas vantagens, tanto para o animal quanto para o proprietário como : diminuicão da demarção de território com urina, das brigas por dominância, evita fugas de casa para acompanhar fêmeas no cio, além da prevenção de doenças e tumores como o tumor de mama, piometra, tumor de próstata, hérnias perineais e perianais, tumor de testiculo, TVT (tumor venéreo transmissivel), metrite , tumor de ovário e de útero pseudociese (gravidez psicologica) e além disso, com a castraçao, a fêmea não terá mais cio, acabando com a queixa do proprietário de que a cadela em cio suja os móveis da casa com a secreção sanguinolenta que sai da vulva durante esse periodo.
Em contrapartida, a castração pode trazer algumas desvantagens também , como : tendência ao ganho de peso, fêmeas de raças grandes castradas antes da maturidade sexual, ficam com a vulva juvenil e mais tarde pode acontecer a dermatite de prega vulvar e pode acontecer também do animal ficar mais sedentário.
A castração é uma cirurgia simples porém é uma das cirurgias mais feitas na rotina das clínicas veterinárias , por isso é importante que todo bom médico veterinário esteja apto a fazer esse tipo de cirurgia.
Fonte: Site Clínica Veterinaria Clinipet
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Cirurgias em Pequenos Animais