Os cães, assim como os humanos, sentem muito calor, não suportando altas variações de temperatura. Seu dono deve tomar medidas para amenizar o calor que o amigo está sentindo. O próprio animal já toma medidas para tentar diminuir o calor, sempre buscando por lugares mais frescos, na casa, para descansar. Os cães não produzem suor, ou seja, não possuem mecanismos de sudorese e precisam de cuidados especiais nesse período.
Os cães não devem ficar muito tempo expostos ao sol, principalmente nos horários em que a temperatura é mais elevada, entre 10:00 e 16:00 horas. Prefira passeios e brincadeiras, no início ou no final do dia. As temperaturas elevadas também podem deixar o chão muito quente e, consequentemente, queimar ou machucar as patas dos animais. Cortar um pouco dos pelos também pode ajudar, mesmo aquelas raças que não costumam ser tosadas com frequência, como é o caso dos Yorkishires. Para diminuir a temperatura, pode-se, também, dar um banho rápido no animal, mas não são recomendados banhos diários.
Além de todas essas dicas, existe mais uma que é fundamental: deixe sempre água fresca para o seu cão em locais com sombra. Durante o dia, troque essa água várias vezes para que o animal possa sempre se refrescar.
Fonte: Pet Friends
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Dermatologia em Pequenos Animais