A ingestão nutricional insuficiente gera o déficit energético em vacas, no pós-parto, período em que há maior incidência de doenças metabólicas.
Esta situação força o animal a mobilizar reservas de gordura corporal, aumentando os níveis circulantes de ácidos graxos não esterificados (AGNES). Isso faz com que o sistema imune fique comprometido, predispondo o animal a doenças metabólicas.
Em função disso, o Catosal B12® tem papel fundamental, pois o butafosfan age no ciclo ADP/ATP, participando da catálise de várias reações intracelulares de síntese de energia, aumentando a ingesta alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca. A vitamina B12 atua como co-fator enzimático, melhorando a capacidade hepática de -oxidação (metabolização) dos AGNES e contribuindo para a síntese de energia, através do processo de neoglicogênese.
Por isso, a otimizaçãoda síntese de energia, associada a uma eficiente metabolização dos AGNES circulantes, e aumento da neoglicogênese, melhora o estado nutricional do animal, reduzindo a predisposição a doenças metabólicas, muito comuns em animais, no período do pós-parto.
Autor: Márcio Nunes Corrêa
Fonte: Milk Point
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Formulação de Dietas e Rações para Bovinos