Intoxicação por closantel em pequenos ruminantes

A criação de ovinos e caprinos pode ser bastante prejudicada por um dos principais problemas que acometem esses animais, a verminose. Tem como consequência o crescimento retardado, a perda de peso, a redução do consumo de alimentos, a queda na produção de leite e baixa fertilidade do rebanho, resultando em grandes perdas econômicas. Os animais ficam muito vulneráveis a infecções maciças, resultando em altas taxas de mortalidade.

O protocolo de vermifugação adequado para se evitarem os entraves na produção de ovinos e caprinos é de fundamental importância para o rebanho. Entretanto, é necessário que se cuide para que seja feito um procedimento correto, pois a falta de informação de alguns produtores, vermifugando indevidamente os animais, com o uso contínuo ou em subdoses de um determinado antiparasitário pode ocasionar o surgimento da resistência anti-helmíntica. A falta de orientação ainda pode levar à ocorrência de intoxicações dos animais por superdosagem.

Closantel é um antiparasitário que tem ação contra Haemonchuscontortus, Fasciola hepática e Oestrus ovis. Esse antiparasitário pode ser aplicado por via intramuscular ou fornecido por via oral, utilizado, principalmente, em bovinos, ovinos e caprinos. Se administrado inadequadamente, com doses superiores às recomendadas, causa cegueira, com degeneração da retina e edema intramielínico do nervo óptico, e outras áreas do sistema nervoso central, resultando em desequilíbrio motor, podendo causar a morte do animal.

Observam-se alterações em alguns órgãos como os olhos, coração, rins, fígado e algumas regiões do sistema nervoso, no caso de superdosagem.

O closantel apresenta uma pequena margem de segurança. O seu uso, nas mães e nos filhotes lactentes, ao mesmo tempo, pode levar à intoxicação dos filhotes, devido à dosagem adicional, pela ingestão de leite. A cegueira é irreversível, pois não há tratamento eficiente para os animais intoxicados.

Entretanto, outros sinais nervosos podem ser parcialmente reversíveis. Para prevenir a intoxicação, deve-se calcular corretamente a dose de closantel a ser aplicada, tomando-se o devido cuidado com os animais de baixo peso e subnutridos.

 

Fonte: FarmPoint

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Primeiros Socorros em Ovinos

 



Atualizado em: 22 de novembro de 2011

Artigos Relacionados com Caprinos e ovinos: