Saiba como manipular corretamente o material para não comprometer sua fertilidade.
A inseminação Artificial em animais é um dos métodos de fertilização cada vez mais usado na reprodução de animais. A técnica de inseminação artificial em bovinos, uma das mais empregadas no mundo para o avanço genético dos rebanhos, se desenvolve rapidamente na pecuária bovina brasileira, exigindo cada vez mais mão de obra capacitada para sua execução e domínio das tecnologias. Esses fatores praticamente, garantem ao profissional acesso a um setor de mercado em constante desenvolvimento. A aplicação desta técnica exige profissionais especializados e capazes de manipular os equipamentos necessários.
A tecnologia avançada permite que o sêmen seja congelado por vários anos, preservando a genética do garanhão e trazendo mais segurança ao proprietário. Estima-se que a perda da qualidade do sêmen congelado seja de 1% a cada 100 anos. Funciona realmente como um seguro, pois o proprietário terá o sêmen de seu garanhão mesmo que ele venha a ter a fertilidade comprometida por inúmeras razões: manqueira, doença sistêmica, febre ou até mesmo vir a desaparecer.
Sabendo-se disso, é necessário congelar o sêmen com a melhor qualidade possível, usando um equipamento de qualidade. No botijão de nitrogênio o sêmen é armazenado em palhetas que são alojadas em canecas, e permanecem mergulhadas em nitrogênio líquido a -196 ºC. Uma vez armazenado, o sêmen pode ser transportado no botijão com toda a segurança.
Para a inseminação obter bons resultados é necessário ficar atento também ao processo de descongelamento do sêmen, que deve ser feito de forma criteriosa para não comprometer a qualidade do material armazenado. Para não se correr riscos, o ideal é a utilização de um bom descongelador de sêmen. O descongelamento deve ser feito obedecendo às condições ideais de luz, temperatura e tempo. Os cuidados com armazenamento e descongelamento do sêmen são importantes para manter a qualidade do material coletado e armazenado. Uma manipulação do material feita de forma incorreta pode comprometer a fertilidade de todo ele.
Fonte: CPT Cursos Presenciais