Thiago Renna Valente é médico veterinário de sucesso, formado pela UNIVIÇOSA – Viçosa- MG
“Quem escolher ser um médico veterinário, desejando-o, verdadeiramente, com certeza, terá grandes alegrias. Aconselho!” (Thiago Renna Valente)
Concedeu, gentilmente, à Revista Veterinária,esta importante entrevista.
Revista Veterinária – Como foi a sua escolha pelo curso de Veterinária? De que forma você foi motivado a fazê-lo?
Thiago – Minha escolha começou pelo meu pai, que fez o curso e sempre contava suas histórias que me fizeram querer segui-lo, e também pelo amor que tenho pelos animais e gostar de trabalhar em fazendas.
Revista Veterinária – Que tipo de sentimento experimentou ao iniciar seus estudos na faculdade? Em algum momento pensou em desistir, ou descobriu, de imediato, que era o que realmente desejava?
Thiago – O sentimento é o de dever cumprido, por ter conseguido fazer o curso com que sonhava e também foi o início de uma caminhada em que faria grande esforço para chegar aonde eu queria; foi de imediato,era esse o meu desejo maior.
Revista Veterinária – Durante o curso, o que mais lhe chamou atenção, levando-se em conta a teoria e a prática?
Thiago – O que mais me chamou a atenção foi colocar a teoria na prática, levando em conta os sinais demonstrados por um animal que não sabe falar, e saber realmente o que ele sentia, para poder ajudá-lo.
Revista Veterinária – Você se identifica mais no trato de pequenos animais ou prefere cuidar dos animais de grande porte?
Thiago – Eu sempre me identifiquei com o tratamento de grandes animais.
Revista Veterinária – Ao escolher uma especialização, em que área e tipos de animais gostaria de atuar?
Thiago – Quero me especializar na criação de gado de leite, principalmente em reprodução e nutrição desses animais, para conciliar essa especialização com a produção e o rendimento conseguido nessa área.
Revista Veterinária. -Você teve dificuldade em se colocar no mercado de trabalho ou isso aconteceu naturalmente, sem maiores obstáculos?
Thiago – Aconteceu naturalmente, mas principalmente pelo fato de ter feito estágios na área que mais desejava e ter feito uma teia de contatos para que, ao fim do curso, já tivesse um contrato na empresa em que trabalho atualmente.
Revista Veterinária – Em que área você está atuando no momento?
Thiago – Estou atuando na área de produção e reprodução de gado de leite.
Revista Veterinária – Faça um breve resumo do dia-a-dia do seu trabalho.
Thiago – No meu trabalho faço a parte reprodutiva dos animais, para que haja o máximo de animais em gestação; faço a parte nutricional, tentando maximizar a relação entre consumo de alimentos e produção de leite, e também, o manejo da fazenda, atentando para, desde o manejo de bezerros até o bem estar dos animais para poderem mostrar todo o seu potencial genético, e produzir o máximo de leite, produto final de toda propriedade leiteira.
Revista Veterinária – O que significa pra você atuar como médico veterinário?
Thiago – Significa um sonho realizado; trabalhar no que gosto me dá força para crescer todos os dias para ser, cada vez mais, um profissional melhor na minha área.
Revista Veterinária – Deixe aqui suas palavras de incentivo àqueles que desejam ser, como você, profissionais de sucesso, no campo da Medicina Veterinária.
Thiago – Sou suspeito para falar da Veterinária, porque hoje faz parte da minha vida, e sou feliz por isso; é um curso muito bom para quem gosta de trabalhar com animais e com a natureza, levando conforto para donos de animais e melhorando a qualidade dos alimentos que vão para a mesa de milhares de pessoas, todos os dias. Quem escolher ser um médico veterinário, desejando-o, verdadeiramente, com certeza, terá grandes alegrias. Aconselho!
A Revista Veterinária agradece sua gentileza em participar desta entrevista e lhe deseja muito sucesso em sua carreira.