Nossas pequenas amigas da agricultura estão correndo risco de desaparecerem. Um estudo realizado por cientistas na Suíça dizem ter encontrado a causa da diminuição repentina da população de abelhas em todo o mundo. Eles acreditam que a culpa da redução é dos telefones celulares. Segundo os pesquisadores, o sinal proveniente desses aparelhos não só confunde os insetos como também pode levá-los à morte. Foram feitos cerca de 83 experimentos que apontaram o mesmo resultado, segundo informações do jornal Daily Mail.
O estudo, liderado pelo cientista Daniel Favre, mostrou que as abelhas reagiam significativamente quando próximas a aparelhos ou quando estes eram utilizados para fazer uma ligação. De acordo com a pesquisa, as abelhas sentem o sinal transmitido quando o telefone toca. O aparelho emite um barulho durante as ligações que as confunde, fazendo com que voem de maneira desordenada e, a seguir, morram repentinamente.
Segundo a pesquisa, o barulho da frequência telefônica afeta 10 vezes mais as abelhas quando uma ligação com o celular está sendo realizada. No entanto, mesmo desligado o aparelho pode desorientar os insetos, levando-os à morte.
Nos Estados Unidos, onde a maioria das pessoas possui um celular, o impacto foi mais perceptível.
As abelhas são parte necessária do sistema ecológico e da agricultura, como agentes de polinização e produtores de mel.
Fonte: Globo Rural