Realizar a avaliação de carcaça bovina usando a ultrassonografia é uma prática que veio para auxiliar o produtor. Isso, porque a pecuária de corte e o mercado de carne bovina passaram por fortes transformações nos últimos anos. Em termos de inovações tecnológicas no setor produtivo, e principalmente em relação às exigências do consumidor. Em meio a este cenário, apenas o peso de um animal produtor de carne, não é mais capaz de determinar o seu valor de mercado.
Avaliar a carcaça bovina usando a ultrassonografia, tornou-se viável por se tratar de uma técnica não invasiva e bastante precisa. Além disso, permite identificar o nível de musculosidade, da gordura de acabamento e principalmente do grau de marmorização da carne com o animal ainda vivo. Então, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar este artigo até o final. Boa leitura!
Tipificação e classificação de carcaça bovina
Dentro da avaliação de carcaça bovina, os métodos de classificação e tipificação são usados para estabelecer a qualidade do produto final. Os animais são agrupados em classes ou grupos que possuem carcaça com características semelhantes e que tem o mesmo sexo e maturidade. Na tipificação é feita a diferenciação em tipos e classes ordenadas hierarquicamente baseado em critérios pré-estabelecidos que pode ser:
- Maturidade;
- Peso da carcaça;
- Conformação;
- Rendimento;
- Gordura de cobertura.
Ultrassonografia como importante aliada
A utilização do ultrassom veterinário para avaliação da carcaça bovina permite avaliar o animal internamente. Assim, a avaliação é muito mais precisa, e aqueles animais que sem encontram em melhores condições não precisam ficar mais tempo no cocho aguardando os que estão em condições inferiores.
O ganho de peso deixa de ser o único fator determinante para estabelecer o valor de um bovino de corte considerado de alto padrão. Além disso, as imagens geradas nos exames ajudam a identificar os animais que possuem melhor acabamento e claro, maior valor agregado. As principais vantagens de realizar a avaliação de carcaça bovina usando a ultrassonografia, são:
- Planejamento de abates;
- Usada em animais vivos;
- Padronização das carcaças;
- Redução das despesas com alimentação;
- Formação de lotes com melhores atributos.
Eficiência reprodutiva
O ultrassom veterinário é muito usado na reprodução animal, visa reduzir a idade do primeiro parto das vacas. Além disso, encurtar o intervalo entre eles, alcançando a média de um bezerro por ano. Os impactos são sentidos em termos de produtividade e o depósito de gordura tem relação direta com a fertilidade e ocorre mais cedo em animais precoces.
Avaliar esta concentração de gordura nas fêmeas permite corrigir possíveis erros no manejo nutricional. E por se tratar de uma importante fonte de energia, reservas de gordura são fundamentais para a recuperação pós parto. Outro ponto importante é que, os exames de imagens realizados na avaliação de carcaças bovinas permite a criação do escore de condição corporal.
Viu só como a ultrassonografia é uma importante aliada na hora de realizar a avaliação de carcaças bovinas? Então, se você se interessa pelo assunto, não deixe de conhecer os modelos disponíveis no nosso parceiro Shop Veterinário. Inegavelmente, uma empresa idealizada para atender o mercado com excelência.
Fonte: Globo Rural, Medicina Veterinária (UFRPE) e Scot Consultoria