A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral dos cavalos, porém, apesar do grande número de equinos no Brasil, poucos recebem o tratamento dental adequado. Os cuidados odontológicos que deveriam ser iniciados desde o nascimento são importantes para encontrar alterações congênitas, tais como as dos dentes incisivos dos equinos.
Inicialmente, os problemas interferem na amamentação, mas com o passar dos anos, começa a afetar a alimentação e pode gerar predisposição para distúrbios digestivos. Entre as alterações relacionadas aos dentes incisivos, destacamos três: o prognatismo, o bragnatismo e as curvaturas dos incisivos. Além de abordar estas principais alterações na cavidade oral equina, propomos por meio deste artigo, contribuir com conhecimento para auxiliar a conduta mais adequada, proporcionando mais qualidade de vida ao animal.
Possíveis alterações dos dentes incisivos dos equinos
Prognatismo
O prognatismo é uma deformação na qual os incisivos inferiores ultrapassam os superiores. Ela é relativamente incomum entre os equinos, mas algumas raças parecem ser mais afetadas que outras. Pôneis e mini equinos, por exemplo, apresentam com mais frequência o prognatismo onde a mandíbula é maior do que a pré-maxila.
Além disso, os equinos prognatas podem desenvolver algumas alterações secundárias. O gancho rostral bilateral no 2º pré-molar mandibular e o gancho caudal bilateral nos últimos molares maxilares estão entre as mais comuns. Essas alterações merecem atenção pois podem levar o animal a maiores complicações.
Bragnatismo
Um outro problema congênito que pode afetar os dentes incisivos dos equinos é o bragnatismo. A alteração implica no encurtamento patológico da mandíbula em relação à maxila, o que leva a má oclusão entre os dentes incisivos, ou seja, os incisivos maxilares encontram-se projetados à frente dos dentes incisivos mandibulares.
Apesar de ser uma distrofia não muito frequente entre os equinos, algumas raças como a Quarto de Milha, Appaloosa, Paint Horse e a Puro Sangue Inglês costumam ser mais afetadas. As maiores dificuldades dos prognatas e braquignatas consistem na preensão do capim em pastos baixos, mastigação deficiente, principalmente naqueles que apresentam oclusões defeituosas nos dentes pré molares e molares.
Curvaturas dos incisivos
A má oclusão dos incisivos pode ser referente também à curvatura dos dentes. No que se trata de curvatura ventral, dizemos que acontece quando os incisivos inferiores laterais estão mais desenvolvidos que os incisivos superiores. Já o contrário, quando a curvatura ocorre quando os incisivos superiores laterais desenvolvem mais que os inferiores, chamamos de curvatura dorsal.
Curvaturas do tipo diagonal também indicam a presença de distúrbios de oclusão que afetam a eficiência mastigatória dos dentes molares e pré-molares, induzindo o equino a mastigar apenas de um lado, pois gera um desconforto no ato da mastigação. Para ocorrer esta alteração, o animal precisa ter incisivos bem desenvolvidos sendo eles da arcada superior ou contralateral da arcada inferior.
Como tratar alterações congênitas nos equinos?
O diagnóstico precoce é a melhor maneira de corrigir a oclusão dos dentes incisivos. Porém, algumas técnicas de fixação dos dentes incisivos aos dentes pré-molares possibilitam o crescimento controlado da porção inicialmente projetada. Estes procedimentos resultam em bons resultados melhorando a apreensão do alimento, reduzindo o número de lesões de tecidos moles desses animais e possibilitando a manutenção da saúde oral.
Para oferecer os cuidados necessários à saúde bucal dos equinos é preciso conhecimento em odontologia. Com a domesticação dos cavalos houve o desencadeamento de enfermidades dentárias e a realização de um exame dentário completo tornou- se parte fundamental do manejo.
Portanto, aprenda a diagnosticar alterações da cavidade oral e tratar doenças no dente incisivo dos equinos com o curso de Odontologia Equina, que já tem data marcada. Não deixe de participar e promover um melhor bem-estar aos animais.
Fontes: Cursos CPT,Acta Veterinaria Brasilica, v.7, n.3, Monteiro, Thays Vieira,Lima, André Phellipe Cordeiro Ferino.