A nefrologia em pequenos animais é uma especialidade dedicada ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim. A área vem ganhando destaque devido a ocorrência de problemas relacionados ao trato urinário nas clínicas veterinárias serem cada vez mais frequentes.
Os doentes renais necessitam de cuidados especiais e acompanhamento veterinário cuidadoso, já que muita das vezes, pode levar à morte. Conhecer as principais patologias e o funcionamento do sistema urinário é o primeiro passo para se preparar para as oportunidades e desafios desse setor.
Como um profissional na área de nefrologia em pequenos animais atua?
Um médico veterinário nefrologista atua no diagnóstico, na prevenção e no tratamento das doenças que atingem o trato urinário de cães e gatos. Durante o atendimento, o profissional fará a anamnese do paciente, bem como solicitará diferentes exames para saber o estado de saúde do sistema urinário.
Também são funções desta área a realização de hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. O paciente portador de nefropatias e/ou uropatias necessita de uma intervenção precisa e muitas vezes precoce com objetivo de corrigir as alterações hemodinâmicas, estabilizar o paciente e prevenir que manifestações agudas se tornem crônicas.
É recomendado que animais acima dos cinco anos consultem um especialista em nefrologia em média a cada seis meses. Durante a checagem periódica, serão realizados exames de sangue para avaliação da creatinina e exame de urina para averiguar presença de cristais, sangue ou infecções.
Já em casos de pacientes com histórico familiar, pressão alta, diabetes ou que já tiveram doenças relacionadas ao sistema urinário devem realizar consultas ainda mais frequentes como forma preventiva.
Principais doenças renais em pequenos animais
Rins, ureteres, uretra e bexiga são os órgãos que constituem o foco de investigação da nefrologia veterinária. Doenças renais podem ser adquiridas de diversas maneiras. Entre elas, pela bactéria da leptospirose, por intoxicações, envenenamento, anestesia, stress, choque, trauma e qualquer outra doença sistêmica.
Há também os cálculos renais e vesicais (pedra nos rins e bexiga), que acometem cães e gatos de todas as raças, além dos problemas de uretra e ureter. Diante de tantas possibilidades, o veterinário precisa conhecer com precisão cada patologia para diagnosticar. Nesse sentido, os sintomas podem ajudar na investigação.
Esta especialidade exige atenção, pois os sinais clínicos são silenciosos e vão se agravando com o passar do tempo. Durante os atendimentos, os tutores devem contar ao médico veterinário se o animal teve sinais clínicos comuns que evidenciam possíveis doenças renais.
A síndrome urêmica, por exemplo, se manifesta com vômitos, inapetência, diarréia, prostração, desidratação, e vários outros desequilíbrios que se relacionam com esta síndrome.
Conhecimentos necessários e oportunidades na área
A nefrologia em pequenos animais é uma área em expansão, que visa desde o cuidado preventivo de cães e gatos até o tratamento. Por isso, é uma especialidade em crescimento na clínica veterinária.
É muito importante a capacitação necessária para atuar na prática, pois os especialistas devem buscar conhecimentos que garantam o bem-estar dos pacientes e até mesmo salve-os. Através do Cursos de Nefrologia e Urologia em Pequenos Animais você terá conhecimento prático para atender com segurança e se aprofundar na rotina das clínicas veterinárias.
Fontes: CPT Cursos Presenciais, Revista Veterinária, IEMEV, Renal Vet.