Selecionar o cavalo reprodutor correto é o primeiro passo para a eficiência na produção. Contudo, o médico veterinário responsável deve saber identificar os parâmetros reprodutivos do garanhão equino na hora da seleção.
Não importa a biotécnica escolhida: para evitar prejuízos na reprodução equina é preciso levar em consideração diversos critérios. Muitas vezes o garanhão é escolhido pelo seu pedigree, morfologia, andamento, velocidade e pelagem, entretanto não realizar uma análise criteriosa da fisiologia reprodutiva é um erro.
Nesse sentido, alguns exames para avaliar o potencial reprodutivo são de grande valia. Deseja se aprofundar nos parâmetros para selecionar um bom garanhão? Continue a leitura e saiba como é possível fazer isso.
Principais parâmetros reprodutivos do garanhão equino
A reprodução não é uma atividade isolada e deve fazer parte do manejo geral do haras. Fatores como nutrição, sanidade e infraestrutura adequada não devem ser deixadas de lado, pois também influenciam na qualidade do garanhão.
Muitas vezes o garanhão não recebe a mesma importância que a fêmea. Um outro equívoco, já que quando possui boa fertilidade, em apenas uma ejaculada é capaz de fecundar de 6 a 8 éguas. Por isso, saber avaliar os principais parâmetros reprodutivos possibilita utilizar melhor o potencial genético do animal e manter ou melhorar a eficiência reprodutiva do plantel.
Entre os principais parâmetros merecem destaque a maturidade sexual, a produção de semên e o comportamento sexual do animal.
Maturidade Sexual
A puberdade nos equinos acontece por volta dos 15 aos 24 meses e sofre muita influência das práticas de manejo, principalmente da nutrição e da sanidade. Em média, a maturidade sexual completa ocorre em torno dos 5-6 anos de idade.
Para saber se o garanhão está apto a iniciar na reprodução é necessário avaliar o seu potencial reprodutivo através da realização do exame andrológico.
Produção de sêmen
O sêmen permite revelar muito sobre o potencial reprodutivo do animal. Nos equinos os espermatozóides são produzidos nos testículos e transportados pelo sistema de ductos até que possa ser ejaculado.
O ejaculado do garanhão é constituído de uma fração rica em espermatozóides, diluídos em meio com substâncias que auxiliam seu deslocamento e sobrevivência no trato reprodutivo da fêmea, e uma outra fração gelatinosa secretada pelas glândulas vesiculares.
A qualidade desse parâmetro reprodutivo prepara o médico veterinário para qualquer evento que possa afetar a produção de sêmen, tais como patologias, estresse, medicamentos, etc.
Comportamento Sexual
O comportamento sexual dos garanhões pode sofrer alteração devido ao ambiente, a interação sócio-sexual, o manejo, a genética, a rotina reprodutiva e à manipulação errônea. Todavia, algumas características costumam ser comuns e passíveis de observação dentro da família Equidae.
Atitudes como o reflexo de flehmen, que é quando o cavalo faz um movimento que lembra um sorriso, tem como objetivo sentir melhor os cheiros. Essa é uma excelente ferramenta para a procriação, pois eles usam o reflexo para sentir os feromônios que as fêmeas soltam. Nessa fase é comum que eles cheirem o ar ou a urina e fezes da égua para checar se elas estão prontas para acasalar.
Além da investigação olfatória, a vocalização e rufiação são outros comportamentos sexuais dos garanhões. Outros exemplos são ainda a exposição, a ereção peniana e os movimentos masturbatórios.
Importância do exame andrológico em dia
O exame andrológico é uma avaliação que deve ser feita antes de iniciar a estação de monta para analisar tanto condições clínicas gerais quanto reprodutivas dos garanhões. Por isso, o procedimento tem validade de 60 dias e é dividido em duas etapas.
No primeiro momento o profissional agrupa informações médicas sobre o animal através da anamnese e do exame clínico. Em seguida, são avaliadas as condições das estruturas internas e externas do sistema genital do cavalo, podendo ser feitas por palpação, inspeção e ultrassonografia. Uma das mais importantes etapas do exame é a avaliação do sêmen.
O exame andrológico fornece informações sobre a arquitetura interna de órgãos, permite o diagnóstico de inúmeras patologias, avalia a fertilidade e o potencial reprodutivo do animal e mensura a qualidade do sêmen.
Quer aprender mais sobre investigar os parâmetros reprodutivos dos garanhões? Saiba como o Curso de Exame Andrológico em Equinos – manipulação, avaliação e criopreservação de sêmen pode te ajudar!
Fontes: CPT Cursos Presenciais, CPT Cursos Presenciais 2, Shop Veterinário