A cinomose é uma moléstia que acomete os cães atingindo vários órgãos, altamente contagiosa e é causada por vírus. O vírus da doença é muito sensível ao calor, luz solar e desinfetantes comuns desenvolvendo assim em ambientes frios e secos.
O contágio acontece por meio dos animais doentes em contato com os sadios, pela respiração do ar contaminado. Após a infecção ocorre o período de incubação do vírus que é de 3 a 6 dias ou até 15 dias, depois o animal apresenta febre, perda de apetite, apatia, vômito e diarreia, corrimento ocular e nasal.
Posteriormente o animal apresenta uma melhora, mas os sintomas voltam no segundo estagio da doença, se ela não for tratada. Na segunda fase os sintomas se caracterizam por: febre, falta de apetite, vômito, diarreia e dificuldade de respirar, o cão começa a ficar agressivo, podendo ocorrer paralisia da fase com a inflamação do cérebro.
Não existe um tratamento específico para a doença, geralmente depois do diagnóstico o veterinário, receita medicamentos que podem ajudar os eventos paralelos (sintomas).
A prevenção da doença ocorre por meio da vacinação, que pode acontecer a partir de seis semanas de idade em três doses e depois quando adulto devem ser vacinados anualmente.
Portanto, a cinomose é uma doença letal e a única forma de ser evitada é com a vacinação dos animais.
Fonte: Tudo Sobre Cachorros
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Emergências e Pronto Atendimento em Pequenos Animais