Muitas são as doenças que acometem a criação de aves. A cólera é uma doença que deve ser considerada, visando não ter prejuízos na criação.
A cólera aviária é uma doença contagiosa, que acomete aves domésticas como galinhas, patos, perus, marrecos, gansos, angolas, enfim todas as aves de quintal e de criação industrial e silvestre. Na maioria das vezes ocorre em surtos alojados subitamente, de alta morbidade várias aves adoecem chegando a morte90%, ocorrem também infecções crônicas e sem sintomas. É causada pela bactéria Pasteurellamultocida.
Os sintomas da doença são abatimento, febre;cristas e barbelas inchadas e azuladas; boca cheia de baba espessa; diarreia verde amarelada e abundante; penas eriçadas; aumento da freqüência respiratória; base dos pés e joelhos quentes e edemaciados e fígado descolorado.
A transmissão se dá por meio de moscas, parasitas aviários, pássaros ou pombos. A bactériaPasteurellamultocida se alastra através da contaminação da água e alimentos.
Quando a doença é detectada o tratamento pode ser feito com medicamentos a base de sulfas ou antibióticos (efeito ainda não foi comprovado), o tratamento é caro podendo não ser viável em alguns casos, a não ser em plantéis de alto valor zootécnico. Muitas vezes a eliminação das aves doentes é a melhor opção.
Assim, o melhor tratamento é a prevenção através do bom manejo; higiene e desinfecção dos aviários com soda cáustica 0,5% ou creosol a 1%. O médico veterinário também deve ser consultado.
Fonte: Agronegócio Avicultura
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça os Cursos de Planejamento e Produção de Frango de Corte