Uma programação eficaz de nutrição dos equinos deve atender as necessidades diárias e específicas de cada fase de vida do animal. No caso de potros desmamados esta exigência é ainda maior. A qualidade do volumoso ou pastagem oferecida, portanto, fará a diferença em seu desenvolvimento.
Todos os nutrientes são importantes, tais como proteína, minerais (macro e micro) e vitaminas. Grãos e forragens, por exemplo, são importantes para o fornecimento de energia. Estes nutrientes, no entanto, devem ser fracionados, ou seja, em pequenas quantidades e mais vezes durante o dia. Assim será possível melhorar os resultados da conversão alimentar.
A proteína ou o perfil de aminoácidos, de qualidade, são de extrema importância nos 12 primeiros meses de vida do potro, fase em que há a maior necessidade desta fonte. Feno de alfafa, soja e farelos de grãos são os produtos mais comuns e ricos em proteína.
Já os minerais (macro e micro) são geralmente os mais esquecidos durante um programa de nutrição, apesar de essenciais. Os macrominerais abrangem o cálcio e fósforo. Já os microminerais são compostos de selênio, cobre, dentre outros.
Juntos estes nutrientes, tanto pela falta quanto pelo excesso, podem causar problemas inflamatórios musculares e ósseos, por isso precisam ser ministrados de maneira equilibrada.
E por fim as vitaminas, como A, B, D e E, não podem faltar na dieta, sendo estes encontradas em forragens de boa qualidade e na exposição solar.
Antes de iniciar um programa de nutrição para o seu potro, consulte um profissional da área. Somente ele poderá lhe orientar sobre o tema.
Veja algumas dicas de formulação de dietas e rações, principalmente para potros desmamados. Clique aqui.
Fonte: Info Horse