Um dos maiores motivos de atendimento de gatos em clínicas veterinárias está relacionado a Síndrome do Gato Paraquedista, que é uma predisposição do animal em andar sobre telhados e locais altos para brincar ou mesmo correr atrás de passarinhos ou insetos, correndo o risco de quedas.
Nestas situações geralmente o animal não tem a noção exata do perigo, e quando ocorre uma possível queda, principalmente em locais com mais de seis metros de altura, ele tende a abrir as patas, no ar, como no movimento de um paraquedista, a fim de amortecer e distribuir o peso do corpo.
Entretanto, em grande parte das vezes o animal acaba sofrendo lesões e fraturas por conta do impacto. É por causa deste padrão de risco que o termo síndrome foi criado.
Os tratamentos para garantir o bem-estar do animal vão depender das lesões sofridas, sendo que em grande parte estão relacionados a fraturas.
A melhor forma de prevenção é colocar telas nas janelas, principalmente em apartamentos. E mesmo que o animal, depois de sofrer uma queda, não apresente aparentemente qualquer sinal de lesão grave, é recomendável levá-lo ao médico veterinário para a confirmação.
Gostou do assunto e tem interesse em ampliar seu conhecimento sofre os tipos de lesões mais comuns nessas situações? Clique e confira um pouquinho mais.
Fonte: Portal Medicina Felina