É de vital importância a alimentação oferecida ao gado ao se determinar a qualidade e a quantidade a que se visa na produção de leite. Esse procedimento pode triplicar a produção, se bem conduzida a pastagem de qualidade. Isso ocorre quando o produtor adota a técnica de produção intensiva de leite a pasto. Assim, o produtor estará garantindo às vacas o melhor alimento possível, atentando para a produção de forragens de alta qualidade.
Alexandre Pedroso, pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste, afirma ser possível atingir um alto índice de produtividade, por hectare, acima de 30 mil litros de leite, dessa forma. O sistema promete grande chance de sucesso ao produtor que dele fizer o uso correto.
Propriedades de pequeno e médio porte são mais adequadas para que se adote esse sistema, pois afirma ainda o pesquisador que quanto maior a propriedade, maiores são as dificuldades encontradas, assim como, a maior complexidade na sua implantação e manejo.
Os custos são bem variáveis. Se partir do zero, formar uma pastagem pode custar de R$1.500 a R$3.500 por hectare. Os gastos com alimentação de qualidade podem representar 50% do total da produção.
A fertilização nitrogenada, o ponto ideal da forragem para que o animal possa se alimentar bem e a qualidade da forragem são determinantes para o sucesso, orienta o pesquisador.
Para mais informações, basta entrar em contato com a Embrapa Pecuária Sudeste através do número (16) 3411-5600.
Por: Kamila Pitombeira
Fonte: Portal Dia de Campo
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Manejo Nutricional de Gado de Leite (Alimentos e Alimentação)