Os cuidados destinados aos cães e aos gatos, no que se relaciona a alimentação são diferentes, uma vez que, estes animais possuem metabolismos diferentes, necessidades nutricionais específicas e também alguns nutrientes que são essenciais em determinadas quantidades para um podem comprometer a saúde do outro.
A alimentação dos cães deve ser balanceada, objetivando a necessidade diária de nutrientes como as proteínas, as gorduras, os carboidratos, as vitaminas, os minerais e também à água. Para um bom desenvolvimento do animal é necessário observar também a idade e o estilo de vida, pois assim é possível promover o equilíbrio nutricional nas diferentes fases de vida.
Os gatos tem ingestão lenta sendo necessário um maior número de refeições ao longo do dia. As necessidades nutricionais destes animais tem maior exigência proteica, assim como do aminoácido arginina, da vitamina B6 e da niacina.
Alimentos como o chocolate, a cebola, o alho e a uva não devem ser oferecidos aos animais. O chocolate causa intoxicação por possuir em sua composição a teobromina, substância que não é bem processada pelo organismo; a cebola e alho em grandes quantidades também causam intoxicação; a uva natural ou desidratada causa danos aos rins.
Existe no mercado vários tipos de rações que são destinadas a alimentação dos cães e dos gatos. Em caso de dúvidas de qual a melhor para o seu animal, consulte o médico veterinário.
Quando desmamar os filhotes e que tipo dieta oferecê-los?
Quando indicar uma ração terapêutica e por quanto tempo manter o animal na dieta?
Veterinário: Confira os melhores preços e qualidade em equipamentos veterinários.
Fonte: Bem Paraná
Adaptação: Revista Veterinária