Animais de estimação ajudam no combate ao estresse

Um estudo apresentado pelo Instituto de Pesquisa Médica Baker, localizado na Austrália, afirma que pessoas que possuem animais de estimação estão menos propensas a sofre com o estresse.

Foram analisados casos durantes três anos e outras conclusões também foram permitidas, como o fato de animais contribuírem para a redução da pressão sanguínea, bem como a redução dos níveis de colesterol.

Anne Mcbride, psicóloga participante da pesquisa, diz que um pequeno animal traz inúmeras vantagens para a vida das pessoas, fazendo bem a saúde humana. Mcbride destaca que a presença de um Pet permite o controle da pressão sanguínea, uma melhor respiração e ainda auxiliam seus donos a sorrirem mais. Assim, como comprovado em diversos estudos, as gargalhadas, ou simplesmente o fato de estar feliz, faz com que os índices de cortisol, hormônio do estresse, diminuam, e aumentam os níveis de serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar.

Outra pesquisa apresentada pela Universidade Estadual de Nova York em 1991 ressaltou que os pets contribuem positivamente para o controle da pressão sanguínea. E cientistas da Universidade Warwick, Grã-Bretanha, disseram que crianças de quatro a cinco anos se recuperam mais rápido de doenças rotineiras quando possuem animais de estimação em casa.

Fonte: Abril

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Neurologia Clínica em Pequenos Animais

 

 



Atualizado em: 23 de agosto de 2012