O manejo adequado é de suma importância na criação do rebanho, principalmente em animais reprodutores pois, no período da reprodução algumas doenças podem ocorrer, procedimentos devem ser realizados como: exames andrológicos nos touros; pensar na estratégia para manter o escore corporal das fêmeas durante o inverno para que elas comecem a estação de monta em boas condições e que possam emprenhar rapidamente; treinar os profissionais da propriedade ao realizar Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF); realizar exame andrológico no sêmen que será utilizado; ter um veterinário habilitado que possa orientá-lo e acompanhar o processo de IATF.
Os cuidados sanitários com as doenças brucelose, leptospirose, IBR e BVD, devem ser específicos.
Em casos de brucelose, os animais escolhidos para reprodução, necessitam ser soro-negativo para a doença, as fêmeas devem ser vacinadas ainda quando bezerras, entre as 3 a 6 meses. Já a leptospirose, causa perdas precoces de prenhez. As doenças IBR e BVD também causam perdas precoces de prenhez com pouca oportunidade de diagnóstico.
Os cuidados sanitários como o controle de ectoparasitas, especificamente do carrapato e as doenças que ele transmite, também devem ser consideradas.
Fonte: Rural Centro
Adaptação: Revista Veterinária
Conheça o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF Avançado)