Em entrevista à Revista Veterinária, Tathiana Mourão, especialista em clínica médica e cirúrgica de felinos (atendimento especializado e consultoria em medicina felina) e Professora do CPT Cursos Presenciais, fala sobre Medicina Felina.
Revista Veterinária – A população atual de gatos no Brasil gira em torno de 18,3 milhões e tem crescido anualmente. A tendência é que esse número aumente. Qual o motivo desse aumento considerado?
Tathiana Mourão – Além de serem extremamente carinhosos e companheiros, os gatos são animais mais independentes e se adaptam facilmente a ambientes menores, como apartamentos. Não exigem passeios na rua como os cães e por serem pequenos, o custo com alimentação é menor. Além disso, são animais extremamente higiênicos, que não necessitam de banhos frequentes como os cães e desde filhotes aprendem a fazer suas necessidades fisiológicas em caixa de areia (bandeja sanitária ou liteira).
Revista Veterinária – No texto sobre o curso de Medinicna Felina no site, diz que o proprietário de gatos é extremamente exigente e atento às particularidades e novidades do mundo felino, o que nos obriga cada dia mais nos atualizar e conhecer melhor a espécie felina. Diante disso, qual o conteúdo do curso?
Tathiana Mourão – Será abordado no curso (teórico-prático) semiologia e exame clínico, parâmetros vitais, linguagem corporal, comportamento e os diferentes estágios de vida do gato. As particularidades da espécie, bem como os fármacos que não devem ser utilizados, agentes e plantas tóxicas. Enfermidades mais comuns. Exames laboratoriais. Também será discutido o manejo hospitalar, preventivo e emergencial. Considerações sobre analgesia, anestesia, intubação orotraqueal e oxigenioterapia.Quais são os utensílios e equipamentos indispensáveis na clínica de felinos. Os métodos físicos e químicos de contenção. As técnicas de coleta de material (sangue, urina, fezes, etc), bem como as técnicas de administração de medicamentos (tópico, oral, injetável, etc).Toracocentese e abdominocentese. Mensuração de pressão arterial. Cálculos de fluidoterapia, transfusão de sangue e nutrição enteral e parenteral. Técnicas de colocação de sonda nasoesofágica e esofágica. Sondagem uretral (desobstrução) e cistocentese (guiada por US). Discussão de casos clínicos, de forma interativ e dinâmica
Revista Veterinária – O que é fundamental no conhecimento da espécie felina para o clínico prestar um atendimento clínico de qualidade e bem sucedido?
Tathiana Mourão – É fundamental que o clínico não trate o gato como um cão pequeno. Deve conhecer as particularidades comportamentais, fisiológicas, metabólicas, nutricionais, farmacológicas e terapêuticas da espécie felina para prestar um atendimento clínico de qualidade e bem sucedido.
Revista Veterinária – Quais são os problemas mais comuns na espécie felina?
Tathiana Mourão – O clínico se depara rotineiramente com as doenças infecciosas, especialmente as virais (especialmente as retroviroses e PIF), doenças parasitárias como a micoplasmose; afecções do trato urinário como doença renal crônica e obstrução uretral; afecções hepáticas como as colangites e lipidose hepática; afecções digestivas como gengivite-estomatite, doença inflamatória intestinal, tríade, diarréia e vômito crônicos; afecções respiratórias como complexo respiratório, asma, bronquite e efusões. Alterações cardiovasculares como as cardiomiopatias (especialmente a hipertrófica) e hipertensão arterial sistêmica; doenças endócrinas como o hipertireoidismo e o diabetes, doenças dermatológicas como atopia, alergia alimentar, dermatite alérgica à picada de insetos, complexo granuloma eosinofílico; doenças oncológicas como linfoma, adenocarcinoma; além de fraturas dentárias, de mandíbula, membros e traumas diversos.
Revista Veterinária – O que pretende passar aos alunos?
Tathiana Mourão – Que os felinos são pacientes que precisam de atendimento diferenciado dos cães. Com o curso, pretendo proporcionar aos alunos a oportunidade de conhecer melhor o paciente felino e suas particularidades, oferecendo capacitação, teórico-prática, necessária para atuar na rotina da clínica de felinos.
Revista Veterinária – Deixe suas considerações finais.
Tathiana Mourão – A Medicina Felina é uma especialidade em franca expansão, e o proprietário de felinos, sabedor disso, exige um atendimento especializado. Dessa maneira, o clínico de pequenos animais, que queira prestar um bom atendimento em felinos, precisa conhecer bem esse paciente, se aperfeiçoar e estar sempre atualizado sobre essa especialidade.
Conheça o Curso de Medicina Felina