As inflamações nas juntas, articulações e coluna dos cães e gatos são bastante comuns quando estes animais ultrapassam a fase adulta.
Provavelmente você, proprietário ou médico veterinário, já presenciou a dificuldade desses animais em se movimentar ou até mesmo inchaços nas patas e outros membros.
Estas enfermidades são progressivas e com poucas possibilidades de prevenção.
A artrite é uma inflamação de estágio mais brando, já a artrose é a doença em formato crônico, ambas podem ser desencadeada a partir de situações como atropelamentos, colisões, obesidade, mas também estão relacionadas à genética e hereditariedade.
Os sinais mais comuns apresentados pelos animais portadores destas doenças são dores, inchaços e dificuldades de se locomover, principalmente quando exige um pouco mais de esforço físico.
As formas de tratamento mais comuns passam pela dieta do animal, já que a gordura pode potencializar o peso e causar dores nas articulações, além de anti-inflamatórios e analgésicos fortes.
Tratamentos alternativos como acupuntura e fisioterapia, têm proporcionado bons resultados no controle das dores, inflamações e fortalecimento da musculatura.
É crescente o número de problemas ortopédicos nas clínicas e hospitais veterinários e a busca por profissionais capacitados na área acompanha o mesmo ritmo.
Confira algumas práticas aplicadas na rotina das clínicas de pequenos animais que são fundamentais para um bom atendimento. Clique aqui.
Fonte: Equipe Revista Veterinária