As principais doenças de bezerros

As doenças em bezerros causam muitos transtornos para os proprietários de rebanhos, sobretudo por conta dos gastos com medicamentos e perdas de animais. Entretanto, com um bom manejo preventivo, direcionado para vacinação e nutrição, estes problemas podem ser sanados.

Dentre as doenças mais recorrentes em rebanhos estão:

– Diarreia: Causada por bactérias, tem sua origem na falta de uma higienização correta, sendo que os animais apresentam os seguintes sintomas: fezes moles, apatia, emagrecimento, depressão, dentre outros. 

– Pneumonia: Aumento respiratório e tosse anormal, sendo uma inflamação dos bronquíolos. Os primeiros sinais dessa enfermidade começa pela respiração ofegante, lacrimejamento, febre, dentro outros.

– Anaplasmose: O animal portador desta enfermidade possui mucosas pálidas, perda de peso e diarreia. Tem como principal transmissor o carrapato.

– Babesiose: Causada por protozoários, tendo como agente difusor o carrapato, a enfermidade gera no animal febre, emagrecimento por falta de apetite, fraqueza, dentre outras. 

– Onfaloflebite: Contaminação na região do cordão umbilical, causando inflamação. Os principais sinais são aumento do umbigo e dor abdominal, ocasionando relativamente em outras doenças.

Essas estão entre muitas outras doenças que causam sérios prejuízos na bovinocultura, sendo que o controle de todas vai depender do conhecimento acerca das mesmas, para que seja realizado um bom planejamento preventivo.

O produtor ou profissional disponível a atuar na área de enfermidades bovina, necessita ter total conhecimento sobre o assunto e manejo adequado dos animais. Sendo assim ele conta com meios de capacitação e destaque. Clique aqui e confira.

Fonte: Rural Soft



Atualizado em: 6 de janeiro de 2017

Artigos Relacionados com Bovinos: