É um conjunto de sinais e reações que antecedem o surgimento de um tumor (câncer) ou que se manifestam já com a presença do mesmo, sendo uma das maiores causas da mortalidade de cães e gatos.
Quando surgem antes do tumor, podem servir como sinal de alerta e contribuir para a identificação prematura do câncer, facilitando o tratamento, melhorando a qualidade de vida do animal e até mesmo salvando-o.
Estas síndromes são desencadeadas pela produção de substâncias hormonais e citocinas, provenientes da doença, que são liberadas na corrente sanguínea dos animais.
Em seguida, podem atingir vários órgãos ao mesmo tempo, ou apenas um, dependendo do estágio da doença, gerando vários sintomas. Os sistemas mais atingidos são o neurológico, gastrointestinal, dermatológico, endócrino, digestivo, osteomuscular, dentre outros.
Muitas novas técnicas de tratamentos contra estas enfermidades têm sido desenvolvidas por estudiosos da medicina veterinária. Mesmo com o alto valor das mesmas, os donos de pets estão cada vez mais dispostos a custear os valores para salvar a vida dos seus animais.
Apaixonado por pequenos animais, mas está na dúvida em qual área se capacitar?
Nós podemos te ajudar…
Fonte: Unesp