Com a técnica de inseminação artificial em tempo fixo (IATF) é possível inseminar as fêmeas sem a necessidade de observação do cio, e também induz a ciclicidade nas fêmeas em anestro, ou seja, ausência de cio, dessa forma há a melhora da eficiência reprodutiva do rebanho bovino.
Dentre as vantagens observadas através da IATF temos a diminuição do intervalo entre os partos, melhoramento genético, ganho de eficiência reprodutiva, nascimentos concentrados, homogeneidade de bezerros, entre outras. A IATF é hoje uma das principais ferramentas de melhoramento genético dos rebanhos, melhorando a eficiência reprodutiva das fêmeas.
Para o sucesso do procedimento é preciso utilizar adequadamente a técnica, quando isso acontece, cerca de 50% das fêmeas sincronizadas emprenham com a inseminação. As fêmeas que não conceberem nesse primeiro serviço podem ser novamente sincronizadas ou colocadas com touros para repasse.
Os principais fatores a serem observados para o sucesso da IATF são: sanidade, nutrição, manejo, qualidade do sêmen, experiência do observador, estrutura dos currais, período pós-parto para início do protocolo com mínimo de trinta dias.
Fonte: http://ruralcentro.uol.com.br/noticias/vantagens-na-utilizacao-de-iatf-nos-rebanhos-35480
Aprenda a fazer exame andrológico e congelamento de sêmem bovino.
Diversos materiais para reprodução bovina.
Como aumentar a lucratividade de seu rebanho bovino utilizando a eficiência reprodutiva.