A castração ainda é uma dúvida frequente entre os proprietários, que ficam na dúvida quais são as vantagens e desvantagens.
A castração é uma cirurgia realizada nos animais, fêmeas e machos, com o objetivo de controlar a reprodução e reduzir os problemas com a superlotação por animais. No processo cirúrgico é retirado o útero, trompas e ovários das fêmeas, já nos machos são retirados os testículos. Ela é feita com anestesia geral por um médico veterinário, é simples e por volta de uma semana o animal já estará recuperado.
A castração pode ser feita a partir dos dois meses de idade, para as fêmeas o recomendado é castrar antes do primeiro cio.
As vantagens observadas pela castração são: diminui o risco de doenças nas vias uterinas, do câncer de mama, útero, próstata e testículos; elimina a gravidez psicológica; elimina o risco do câncer dos órgãos genitais; diminui o risco das fugas e brigas; acaba com os latidos, uivos e miados excessivos que ocorrem por ocasião do cio; elimina os estados de excitação por falta de cruzamento; elimina a inconveniente perda de sangue das cadelas no período de cio; diminuiu o hábito dos gatos de urinar em paredes e móveis para marcar território.
Como aprimorar técnicas cirúrgicas de procedimentos que ocorrem na rotina em clínica cirúrgica?
Quais as técnicas cirúrgicas mais usadas?
Como realizar a vasectomia em pequenos animais?
Fonte: Anjos dos Bichos de Adoção
Adaptação: Revista Veterinária