Brasil sedia encontro internacional sobre quarentena animal

Serão discutidas medidas preventivas para evitar a entrada de animais que podem transmitir doenças perigosa.

Médicos veterinários, técnicos e especialistas de mais de 50 países do mundo estarão reunidos no Brasil de 26 a 30 de setembro durante o 1º Encontro Internacional de Especialistas em Quarentena Animal. Acontecerá na Estação Quarentenária de Cananeia (EQC), localizada na Ilha de Cananeia, no litoral sul de São Paulo, único estabelecimento do Brasil regulamentado pelo Ministério da Agricultura para receber os animais importados e para emissão de certificado.

Promovida pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) e pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, sigla em inglês), a reunião terá como foco a discussão de ações para proteger os países de eventuais ingressos e disseminação de doenças de alto impacto econômico. Os debates serão ministrados por palestrantes da África do Sul, Austrália, Estados Unidos, Hong Kong, Argentina e Brasil. O presidente da OIE, Carlos Messuti, fará a abertura do encontro.

Isso fará com que o Brasil possa, sistematicamente, servir como um centro de referência para a OIE em assuntos de quarentena animal. A ideia é sediar reuniões semelhantes, envolvendo profissionais de diversas partes do mundo, a cada semestre.

 

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Adaptação: Revista Veterinária

 

Conheça o Curso de Administração Técnica e Econômica da Bovinocultura de Corte

 

 



Atualizado em: 27 de setembro de 2011