A brucelose bovina é uma enfermidade que já causou muitos problemas e perdas econômicas em propriedades de todo o mundo, como queda da produção de leite, embora no momento esteja erradicada em grande parte dos países.
Essa enfermidade é produzida por bactérias do gênero Brucella, sendo que a causadora da brucelose em bovinos é a Brucella abortus.
As vias de infecção por esta bactéria em bovinos, é a via oral e a aerógena. Atingindo principalmente as vacas adultas e em gestação, embora animais de outros perfis estejam também suscetíveis, sendo os sinais mais evidentes da doença a infertilidade e os abortos, sobretudo por conta das infecções ocasionadas no útero.
Alias, quando uma fêmea tem aborto, libera também grande quantidade destas bactérias, contaminando o restante do ambiente.
A vacinação é o melhor método de prevenção da doença, sendo que o tratamento passa pelo fornecimento de medicamentos que visem a eliminação da bactéria, em dosagens que somente um profissional capacitado poderá fornecer, levando em consideração também a questão de eliminação dos animais já infectados.
O profissional responsável pela avaliação do animal deve ter amplo conhecimento sobre as moléstias que cometem os bovinos, a fim de garantir um exame adequado e melhor método de tratamento.
Médico veterinário, nós temos algumas dicas para você se capacitar nessa área possibilitando uma menor proporção de erros ao se tentar diagnosticar determinadas doenças. Confira.
Fonte: Equipe Revista Veterinária