Sim! A depressão canina é muito comum, porém, muitas vezes o dono acha que é mãnha ou frescura do seu caõzinho e que depois passa, mas cuidado, se não tratada, ela pode até matar !!
Grandes mudanças, separações e principalmente a solidão são as principais causas que levam a essa doença em cães. Os sintomas podem variar de cão para cão, podem acontecer variações de comportamento, prostração, eles param de comer, inquietação, repetições de atos, hábito de lamber as patas que podem causar lesões, lamber o chão, correr atrás da cauda e até mastigar partes do próprio corpo.
A melhor coisa a fazer é a prevenção, não deixando o cão sozinho por tempo prolongado, passear sempre com ele, brincar e dar atenção ao seu melhor amigo. Se o dono trabalhar o dia todo e não tiver tempo para o seu cão, uma boa alternativa são os passeadores, são pessoas que levam o seu cão para passear pra você. Outra opção é amenizar a falta do dono colocando outro cãozinho no local.
O tratamento é feito a base de medicamentos que aumentam os níveis de serotonina, neurotransmissor responsável pelo “bom humor”. Outra opção é o tratamento com a homeopatia.
Autor (a): Maria Luiza dos Anjos e Freitas
Equipe CPT Cursos Presenciais
Conheça o Curso de Emergência e Pronto Atendimento em Pequenos Animais