Uma camada fina que se forma nos dentes de cães e gatos, dentre outros pequenos animais é conhecida como placa bacteriana, que quando mineralizada se transforma no tártaro (Cálculo dentário) por conta do acúmulo de minerais oriundos da saliva.
Tal formação é bastante comum, pelo fato de que grande parte dos proprietários não possui o hábito de escovar os dentes dos animais, que com o tempo passam a ter os dentes afetados pela coloração marrom ou amarela, mau hálito, dentre outros sinais.
A princípio, tal enfermidade não parece grave, mas a situação pode se complicar ao longo dos anos, gerando inclusive a doenças cardíacas, renais e hepáticas, por conta das bactérias geradas, além da perda dos dentes.
Por isso, o melhor caminho para se evitar tais problemas é através da prevenção e escovar os dentes é um deles, sendo que para tornar esse hábito aceito pelos animais, existe no mercado de pets pastas de dentes especiais, com gostos mais atraentes.
Podemos evitar o tártaro também por meio da escolha de rações diferenciadas, com propriedades nutricionais que não colaboram para o desenvolvimento destas enfermidades.
E, por fim, as limpezas periódicas acompanhadas por um médico veterinário, são essenciais para conservar a saúde bucal dos animais.
São várias as formas de prevenção e tratamento para o cálculo dentário. Saiba mais.
Fonte: Revista Bicho News