Características da Raça de Cães Pastoreios Border Colie

O Border Colie, é uma raça canina desenvolvido na Grã-Bretanha. Criada para ser de pastoreio, esta raça é relativamente recente, com pouco mais de cem anos desde que foi estabelecido o seu padrão. Apesar disso, sua origem não é precisa e a justificativa é a de que seus ancestrais já atuavam como pastores de rebanhos no século XIV. Os ancestrais do Border Collie não são claros. Há quem defenda que esta raça descende de cães britânicos condutores de gado cruzados com spaniels. Outras teorias vão mais longe e afirmam que a raiz do Border Collie é persa e que descende dos cães de pastor dessa região.

O pai da raça Border Colie é Old Hemp, um cão que viveu no final do século XIX, que tinha uma forma particular de pastoreio, usando apenas o olhar para guiar as ovelhas. Aquele que veio a ser o estilo do Border Collie é conhecido como olhar hipnotizador da raça. Enquanto outros cães de pastor ladram ou mordiscam as patas dos animais do rebanho para juntar os animais, o Border Collie apenas olha para os animais, de forma intensa e determinada e os animais voltam para junto da formação.

A aparência física considerada rústica é o resultado da preocupação com a sua função pastora, atingida ao longo de cruzamentos seletivos.

A raça Border Colie  é um cão com grande potencial, desde que seja devidamente aproveitado. A sua necessidade de desempenhar uma função, especificamente a de pastorear, é muito aguçada e se o cão não for orientado pelo dono, ele próprio desenvolve o seu trabalho, seja pastorear os membros da casa, as sombras na parede e nos piores casos, adotar comportamentos destrutivos.

Popular em seu país de origem, é considerado o cão mais inteligente do mundo, de acordo com o livro de Stanley Coren, “A Inteligência dos Cães”. Os cães da raca pesam entre 15 a 23 kilos, tem tamanho entre 40 a 55 cm, pelo preto e branco na maioria das vezes e o pelo pode ter de 3 a 7 cm de comprimento.

A raca Border Colie é facil de adestrar, se apega facilmente ao dono e com estranhos eles são muito reservados,   não gostam de ficar preso na corrente. São agéis e possuem um excelente olfato, sendo uma das melhores raças de cães para lidar com ovelha. A raça tembém tem se destacado em competiçoes, tanto de pastoreiro, quanto de agility. fly ball e frisbee, sendo que as competições de pastoreiro possuem uma categoria exclusiva para border collies.

No pastoreio, é uma excelente ajuda capaz de controlar incansavelmente um rebanho durante muitas horas. A sua facilidade em aprender permite também aos pastores criarem códigos de comando (normalmente por apitos) para execução de ordens como direita, esquerda, manter, retirar uma única ovelha marcada do rebanho, etc. (muitas vezes com dois cães em simultâneo).

 Fonte: Arca de Nóe

Adaptação: Revista Veterinária

Conheça o Curso de Iniciação para Treinamento de Cães Pastoreios

 

 

 



Atualizado em: 9 de abril de 2013