O conjunto de raças bovinas destinadas ao abate, para a produção de carne e de seus derivados, necessita conter algumas características desejáveis para o corte, ou seja, alguns requisitos mínimos para a excelência do produto final.
O gado Zebu, por exemplo, reúne estas características, pois são animais bem adaptados ao clima tropical, como o do Brasil, possuem grande resistência a carrapatos, apresentam boa rusticidade, alta capacidade de caminhar longas distâncias em busca de água e de alimentos, e podem ser criados em pastagens relativamente grosseiras.
Os animais para o corte basicamente devem ser precoces, bem desenvolvidos, resistentes e ter um bom rendimento líquido de carne, ou seja, no mínimo, 45%, além de sadios, calmos e mansos.
Com o correr dos anos, e graças aos recursos tecnológicos, estes animais atingiram um elevado nível zootécnico, fornecendo carne de primeira qualidade e de grande valor nutritivo.
Atualmente os animais de corte preferidos são os que possuem menos gordura, como os novilhos, além de ser menos compactos, mais musculosos e com as pernas mais longas.
Veja como é feita a seleção e avaliação desses animais de corte. Clique aqui.
Fonte: Rural News