A cirurgia de castração animal se caracteriza por ser um procedimento simples, feita com anestesia geral que tem efeitos aproximadamente de uma hora. A recuperação dos animais castrados é em torno de uma semana, isso se todos os cuidados pós-cirúrgicos forem tomados.
Os cães e gatos são castrados objetivando o controle da reprodução, tanto os machos quanto às fêmeas podem passar pelo procedimento. Nos machos é retirado o testículo e nas fêmeas é retirado o útero, ovários e as trompas. Dentre as vantagens observadas estão a diminuição dos riscos de doença como o câncer; eliminação da gravidez psicológica; diminuição de fugas e brigas; elimina os latidos, uivos e miados antes do cio; entre outros.
Entre os bovinos existem várias técnicas e dentre as vantagens estão o manejo, uma vez que, após a castração os animais apresentam comportamento mais sociável e também a qualidade da carne é superior, pois os animais castrados tem menos teor de gordura.
A castração dos animais é uma decisão que o proprietário deve ter, e para que o procedimento aconteça com sucesso deve ser realizado por médico veterinário capacitado e após a cirurgia todos os cuidados devem ser tomados evitando qualquer tipo de infecção e possível agravamento.
Como realizar a cirurgia de castração?
Quais técnicas cirúrgicas de rotina do dia a dia do médico veterinário?
Quais os procedimentos cirúrgicos mais comuns em pequenos animais?
Fonte: Info Escola
Adaptação: Revista Veterinária