A Clamidiose é causada pela bactéria Clamidia Psittaci que atinge o sistema respiratório e a visão dos felinos, apresentando sintomas de conjuntivite e renite. Geralmente ocorre com mais frequência em locais com grandes concentrações de animais, sendo que é uma doença contagiosa e o contato direto com o animal contaminado é a principal forma de contaminação.
As gatas gestantes podem transmitir a doença para suas crias, e as que já tiveram a doença tem mais chances de apresenta-la novamente. A principal forma de prevenção é manter uma boa condição de higiene do local onde o animal fica e vacinação. Alguns profissionais dizem que a vacina não é 100% eficaz, porém, as chances de contaminação reduzem muito.
Essa enfermidade é assintomática em alguns felinos, embora outros apresentem vários sinais como, por exemplo: febre, espirros, tosse, inflamação ocular. Alguns animais também apresentam dificuldade em respirar, além da possibilidade de ocorrer uma pneumonia levando o animal a óbito.
O diagnóstico em grande parte é feito pela realização de exames laboratoriais para confirmação da doença. O tratamento varia de acordo com a gravidade e os sinais de cada animal, podendo ser realizado com soros em casos mais simples ou uso de antibióticos e anti-inflamatórios em casos mais complexos. Sendo imprescindível o acompanhamento do médico veterinário.
Os proprietários dos animais devem procurar por profissionais qualificados na área de atendimento aos felinos. Saiba mais.
Para diagnóstico dessas enfermidades que afetam a saúde animal o médico veterinário conta com o auxílio de laboratórios confiáveis e certificados para realização de exames. Conheça.
Fonte: CachorroGato